50 anos do Golf: Como foi a estreia de um dos carros de maior sucesso da VW?
Vamos voltar no tempo para uma grande virada da Volkswagen, há exatos 50 anos. Em meio à despedida do amado Fusca, com mais de 21 milhões de unidades fabricadas, a VW estava pronta para trazer algo novo e empolgante ao mercado: o Golf. Em março de 1974, as primeiras unidades desse novo compacto começaram a chegar às lojas, marcando o início de uma era.
Wolfsburg, que por muito tempo foi o lar do Fusca, começou a se despedir do clássico. Enquanto isso, as versões especiais do Fusca, como a conversível, seriam produzidas mais lentamente em Emden. E assim, o Golf começou a tomar forma, pronto para conquistar o mundo.
O Golf era resultado de um investimento significativo da Volkswagen. Compacto, com motor dianteiro refrigerado a água, e desenhado pelo renomado Giorgetto Giugiaro, ele foi lançado como uma opção acessível inspirada no NSU K70 e no Volkswagen Passat. O objetivo? Repetir o sucesso do Fusca como um carro para as massas.
Os primeiros Golfs vinham com motores mais modestos comparados ao Passat: o Golf 1.1 tinha 50cv e o 1.6, 70cv. O icônico Golf GTI, com motor 1.6 de 110cv, só chegaria dois anos depois. A Volkswagen fez um esforço publicitário colossal para promover essa nova fase, destacando a mudança do motor refrigerado a ar para o refrigerado a água, que foi uma verdadeira revolução.
Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen, resumiu bem essa transição em uma publicação interna: “A passagem do Fusca para o Golf foi realmente revolucionária. A refrigeração a água e a montagem dianteira foram grandes novidades. De forma criativa, os designers transformaram as formas angulares em um design mais fluido com o passar dos anos. Elementos como a silhueta elevada, a coluna C ampla e os arcos de roda destacados são características que permanecem no Golf até hoje.”
Produção a todo vapor
Com uma linha de produção mais automatizada, o Golf era produzido mais rapidamente do que o Fusca. Em 1975, apenas um ano após seu lançamento, o Golf já era o carro mais vendido na Alemanha e na Inglaterra, superando concorrentes como Mercedes e Ford. Só na Alemanha, foram vendidas 166.869 unidades do Golf, enquanto o Passat vendeu 119 mil unidades.
A aceitação do Golf foi impressionante. A Volkswagen queria dominar todos os segmentos do mercado, e com o Golf, conseguiu. Superando modelos como o Opel Kadett e o Ford Escort, o Golf se firmou rapidamente como um best-seller.
Enquanto isso, o Fusca ainda tinha sua fatia de mercado, especialmente em sua versão conversível e para exportação. A produção do Fusca na Alemanha duraria até 1980, enquanto o Golf continuava a crescer e dominar Wolfsburg.
Em 1976, a Volkswagen celebrava a produção de 1 milhão de unidades do Golf, e já estava de olho na segunda geração. O sucesso do Golf inspirou a renovação da Volkswagen em outros mercados, incluindo o Brasil, que em 1980 apresentaria o Gol, sucessor do Fusca.
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